O QUE SIGNIFICA DIZER QUE DEUS REMOVEU NOSSOS PECADOS

“QUANTO O LESTE ESTÁ DISTANTE DO OESTE” 

(SALMO 103: 12)?

O Salmo 103 é uma grande canção de louvor a um Deus gracioso e amoroso. 

O salmista lista muitas maneiras pelas quais Deus lida compassivamente com Seus filhos. Os versículos 7-12 formam uma unidade dentro do salmo que enfoca o perdão de Deus a Seus filhos pecadores: 


"Fez notórios os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel.
Compassivo e misericordioso é o Senhor; tardio em irar-se e grande em benignidade.
Não repreenderá perpetuamente, nem para sempre conservará a sua ira.
Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui segundo as nossas iniquidades.
Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua benignidade para com os que o temem.
Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões.
". (NVI)


A frase "Quanto o oriente está longe do ocidente", deve se comunicar em espaço infinito. O leste está em uma direção e o oeste está na outra. Isso é diferente do norte e do sul - você só pode viajar para o norte até o pólo norte geográfico antes de ser forçado a viajar para o sul; assim, norte e sul se encontram nos pólos.

Mas o leste e o oeste nunca se encontram; não importa o quanto você viaje para o leste, nunca chegará a um ponto em que seu próximo passo seja o oeste. Portanto, Deus em Sua sabedoria não disse: "No norte do sul"; antes, Ele disse: "No leste, do oeste".
No Salmo 103: 11 , o salmista menciona outro conjunto de instruções: para cima e para baixo. O amor de Deus é alto "quanto o céu está elevado acima da terra . . ." Mais uma vez, temos uma declaração de enorme magnitude - algo que para os antigos teria sido verdadeiramente incalculável e inimaginável. Não importa o quão longe uma pessoa pudesse ir, ele nunca se distanciaria do amor de Deus .
Correspondente a este pensamento é a referência a leste e oeste no Salmo 103: 12 . A ideia é que, quando Deus perdoa, Ele realmente perdoa. Nossos pecados foram removidos de nós tanto quanto é possível imaginar. É uma declaração de perdão completo e total. Uma vez que nossos pecados tenham sido removidos, nunca seremos responsabilizados por eles. Eles nunca voltarão para nos assombrar.
Um tema comum em toda a Bíblia é que Deus fez com que nossos pecados fossem perdoados e que a comunhão fosse restaurada com nosso Criador. O Senhor se identifica como aquele que perdoa: "Eu, eu mesmo, sou eu que apago as tuas transgressões, por amor de mim mesmo, e não mais me lembro dos vossos pecados" ( Isaías 43:25 ). Deus promete que, sob a Nova Aliança, "eu perdoarei a iniquidade deles e não me lembrarei mais de seus pecados" ( Jeremias 31:34 ). O rei Ezequias louvou a Deus pelo perdão que ele experimentou: "Em seu amor tu me afastaste do abismo da destruição; tu puseste todos os meus pecados atrás das tuas costas"( Isaías 38:17). 

O Novo Testamento detalha o sacrifício de Cristo e aponta para ele como a base de nossa libertação da culpa: "Portanto, agora não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus" ( Romanos 8: 1 ). O fato de que não há "condenação" significa que aqueles que estão em Cristo nunca terão que responder pelos seus pecados porque Cristo já pagou a dívida. "Até onde o SENHOR tirou nossos pecados de nós? Mais longe do que a distância de leste a oeste! "( Salmo 103: 12).

 

LEANDRO DI PAULA
Todos os direitos reservados 2023
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started