JESUS É O OBJETIVO DA LEI

§ TEXTO DE APOIO À LIÇÃO 2 DO DISCIPULADO 4º CICLO [TÓPICO 1 SUB TÓPICO 4]

A lei é o nosso professor que nos leva a Cristo, ou melhor, o companheiro que nos leva à escola de Jesus. A lei é a grande rede na qual os peixes estão presos para extraí-los do elemento do pecado. A lei é o vento tempestuoso que leva as almas para o porto de segurança. A lei é o oficial de justiça que aprisiona as pessoas por seus pecados, incluindo todos eles sob condenação, para que possam esperar sua libertação da livre graça de Deus. Esse é o propósito da lei: fazer vazio para que a graça possa encher, e ferir, para que a misericórdia possa curar. Nunca foi intenção de Deus que a lei fosse a salvação para nós, pessoas caídas, pois nunca pôde ser um caminho de salvação. Se o homem nunca tivesse caído, e se a sua natureza tivesse permanecido como Deus fez, a lei teria sido de grande ajuda para ele mostrar-lhe o caminho pelo qual ele deveria andar; e pela manutenção da lei ele teria permanecido vivo. Mas desde que o homem caiu, o Senhor não lhe mostrou nenhum caminho de salvação através de obras, pois ele sabe que para um criatura pecadora é impossível tal coisa. A lei já está quebrada; e o que quer que o homem possa fazer, ele não pode reparar o dano que fezera; portanto, qualquer esperança de mérito é cortada. A lei exige perfeição, mas o homem não quer perfeição; e, portanto, se ele faz o seu melhor, ele não pode ainda fazer o que é necessário. A função da lei é orientar o pecador a acreditar em Cristo, mostrando-lhe a impossibilidade de qualquer outro meio. É o cão preto que conduz as ovelhas ao pastor; o calor ardente que atrai o andarilho para a sombra da grande rocha na terra estéril.

Veja como a lei se encaixa nisso; porque mostra ao homem o seu pecado. Leia os Dez Mandamentos e trema ao lê-los. Quem pode comparar sua vida a essas duas tabelas sem se convencer imediatamente de que ficou muito aquém do padrão? Quando a lei penetra na alma, é como a luz em um quarto escuro que faz com que toda a poeira e sujeira não passem despercebidas. É o meio pelo qual a presença do veneno do pecado na alma é descoberta. "Mas eu vivi sem lei", diz o apóstolo, "mas quando o mandamento veio, o pecado voltou à vida, mas eu morri". Nossa beleza murcha ao máximo quando a lei sopra sobre ela. Olhe para os mandamentos, digo, e considere como eles são profundos, quão espirituais, quão abrangentes. Eles não apenas tocam a ação exterior, mas mergulham nos motivos internos e têm a ver com o coração, a mente e a alma. É uma opinião mais profunda nos mandamentos do que aparece na superfície. Olhe em suas profundezas e veja quão terrível é a santidade que eles exigem. Assim como você entende o que a lei exige, você percebe quão longe você está de cumpri-la, e como o pecado é poderoso, onde você pensava que havia pouco ou nenhum. Você pensou que era rico e alimentado e acreditava que não precisava de nada, mas quando a lei quebrada vem antes de você, sua falência espiritual e sua pobreza total te encaram. Um bom equilíbrio descobrirá peso leve, e esse é o primeiro efeito da lei sobre a consciência do homem. 


A lei também mostra a consequência e o mal do pecado. Olhe para os modelos da Lei mosaica e veja como eles pretendiam levar as pessoas a Cristo expondo sua condição impura e a necessidade de purificação como Jesus Cristo somente pode lhes dar. Cada exemplo apontou para Jesus Cristo. Quando as pessoas eram separadas por doença ou impureza, isso lhes mostrava como o pecado as separava de Deus e de seu povo; e quando eles foram trazidos de volta e purificados com costumes misteriosos, nos quais havia lã roxa e hissopo e coisas semelhantes, eles mostram como poderiam ser restaurados somente por Jesus Cristo, o grande sumo sacerdote. Se o pássaro foi morto para que o leproso estivesse limpo, assim, a necessidade de purificação foi demonstrada pelo sacrifício de uma vida. Todas as manhãs e todas as tardes um cordeiro tinha que morrer para testemunhar a necessidade diária de perdão, se quisessemos que Deus vivesse conosco. Às vezes somos repreendidos por falar demais sobre o sangue; mas no Antigo Testamento o sangue parecia ser tudo, e não apenas era falado, mas na verdade era apresentado aos olhos. O que o escritor nos diz na carta aos Hebreus? Portanto, a primeira vontade não foi doada sem sangue. Pois quando Moisés havia falado a cada mandamentos de acordo com a lei para todas as pessoas, ele tomou bezerro, e o sangue de bodes, com água, lã purpúrea e hissopo e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo, dizendo: Este é o sangue da aliança que Deus lhe ordenara. E ele também borrifou sangue na cabana e todo o equipamento do serviço. E assim quase tudo é purificado com sangue de acordo com a lei. E não há perdão sem derramamento de sangue. "O sangue estava na cortina, no altar, nos utensílios e no chão do tabernáculo; ninguém poderia evitar vê-lo. Bem, tanto sangue na Antiga Aliança deve mostrar claramente que o pecado nos embaçou a ponto de não podermos nos aproximar de Deus sem uma expiação, devemos chegar pelo caminho da vítima ou não. Somos tão inaceitáveis ​​em nós mesmos que, se Deus não vê o sangue de Jesus sobre nós, Ele deve nos expulsar. A antiga lei, com seus símbolos e modelos, expõe muitas verdades relativas à condição do povo e da vinda do Salvador e, portanto, pregou a Cristo. Se alguns não o alcançaram, eles perderam o propósito da lei. Moisés leva a Josué e a lei termina com Jesus.

Se voltarmos nossos pensamentos mais para a lei moral do que para a dita lei cerimonial, ela deve ensinar às pessoas seu completo desamparo. Mostra-lhes até que ponto estão por trás daquilo que deveriam ser, e também mostra-lhes, se olharem com cuidado, como é impossível para eles chegarem a essa altura. Tal santidade, conforme exigido por lei, não pode ser alcançada pela própria força de alguém. "O teu mandamento é muitíssimo longínquo" (Sl 119, 96). Se um homem diz que pode guardar a lei, é porque não sabe o que é a lei. Se ele acha que pode subir ao céu no tremendo Sinai, é certo que ele nunca viu essa montanha em chamas. Mantenha a lei! Ah, meus irmãos, enquanto falamos disso, nós a quebramos; enquanto afirmamos ser capazes de cumprir sua carta, violamos seu espírito, pois o orgulho infringe a lei tanto quanto a luxúria ou o assassinato. "Quem quer encontrar um puro entre eles quando ninguém é puro?" "Como pode ser puro filho de uma esposa?" Não, alma, você não pode ajudar a si mesmo, porque você pode viver apenas no caso da perfeição pela lei e se esta perfeição é impossível, você não encontrará ajuda em uma união de obras. Na graça, a esperança é, mas não algo para o qual temos direito, porque não merecemos nada além da ira de Deus. A lei nos diz isso, e quanto mais cedo soubermos disso, melhor, porque mais cedo fugiremos para Cristo. 


A lei também nos mostra o que é necessário para nós - limpeza com água e sangue. Ela expõe nossa contaminação e, é claro, nos faz sentir que precisamos ser purificados dela se quisermos nos aproximar de Deus. Assim, a lei nos leva a aceitar a Cristo como o único que pode nos purificar e nos capacitar a permanecer diante da Presença Suprema no Lugar Santíssimo. A lei é a faca do cirurgião que corta a carne selvagem para a ferida curar. A lei mata, o evangelho dá vida; a lei nos tira das cobertas, e então Jesus Cristo vem e veste a alma em beleza e glória. Todos os mandamentos e todos os exemplos nos apontam para Cristo, se quisermos apenas estar conscientes de sua intenção clara. Eles nos afastam do nosso ego, eles nos removem do falso fundamento da autojustificação e nos levam à compreensão de que somente em Cristo nossa ajuda pode ser encontrada. Então, Cristo é a finalidade da lei, porque Ele é o grande objetivo da lei.


https://www.glaubensstimme.de/doku.php?id=autoren:s:spurgeon:c:spurgeon-christus_des_gesetzes_ende

LEANDRO DI PAULA
Todos os direitos reservados 2023
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started