Lição 5 - Contra os Falsos Profetas.

  Notas de apoio para o Tópico 1 subtópico 1

A ideia essencial da palavra "profeta" é a de porta-voz autorizado ou oficial. Os intérpretes descobrem a ideia básica não na etimologia, que se perdeu nas brumas da antiguidade, mas no uso geral da palavra e em três textos clássicos do Pentateuco.

O primeiro texto clássico segue-se à última das famosas objeções que Moisés levanta para não ser o porta-voz nomeado por Deus junto aos filhos de Israel e a Faraó (Êx 6:28-30). 

"Então disse o SENHOR a Moisés: Vê que te constituí como deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta. Tu falarás tudo o que eu te ordenar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó" (Êx 7:1, 2). 

Portanto, independentemente da origem da palavra, um navi é alguém autorizado a falar em nome de outrem, pois Arão, falando em lugar de Moisés a Faraó, é o navi de Moisés.

O segundo texto clássico vem logo após um incidente em que Arão e Miriã se atreveram a tomar o lugar de Moisés como mediador da revelação divina (Nm 12:1-2). O próprio Senhor veio, então, a intervir, declarando que somente Moisés teria conversa direta com o Todo-Poderoso e que ele, no entanto, se comunicaria com profetas através de sonhos e visões (Nm 12:4-8). O que fica sem ser dito, mas que é pressuposto e claramente afirmado em outras passagens (Jr 23), é que um navi de verdade poderia ser porta-voz divino somente se Deus lhe tivesse verdadeiramente dado uma mensagem (ainda que de forma obscura) para anunciar.

O terceiro texto clássico ocorre logo antes da morte do grande legislador. Tendo em vista o fim das comunicações "face a face" de Deus através de Moisés, houve um anúncio formal da existência do ofício de navi de uma forma contínua. Nesta passagem (Dt 18:9-22), Yahweh formalmente proibiu qualquer envolvimento com as falsas práticas divinatório-pagãs de Canaã (Dt 18:9-14). Depois disto, tendo afirmado que uma linhagem de profetas falaria (ou escreveria) com a mesma autoridade com que Moisés havia falado (e escrito), Deus deu ordens aos israelitas para prestarem aos profetas a mesma obediência (Dt 18:15, 18, 19) que ele havia determinado dessem a Moisés.

Foram anunciados cinco sinais de confirmação do profeta (Sl 74:9; cf. Mt 12:38; At 2:22), a saber:

1) O profeta deve ser israelita, "do meio de teus irmãos" (vv. 15, 18);

2) Ele fala em nome de Yahweh, é "a voz do SENHOR" (v. 16) e "fala em meu nome" (v. 19; cf. v. 20), incorrendo em pena de morte no caso de falsamente alegar que fala em nome de Deus (v. 20, cf. Dt 18:1e ss.; 1 Rs 18:20-40); 3) O conhecimento sobrenatural do futuro próximo deveria ser um sinal de que fora realmente designado por Deus (vv. 21-22; cf. 1 Rs 22; Jr 28), esp. v. 17);

4) O profeta poderia realizar algum outro sinal miraculoso (veja Dt 13:1 e ss.; cf. 1 Rs 18:24; e esp. v. 36); e

5) O teste derradeiro é a estrita conformidade (anuência) às revelações anteriormente confirmadas e que vieram por intermédio primeiramente de Moisés e posteriormente pelos profetas que o seguiram (Dt 13:1-18). A quinta exigência é enfática, pois todo o capítulo 13 de Deuteronômio lhe é dedicado.

Notas de apoio para o Tópico 1 subtópico 2

Nossa revista apresenta alguns títulos para profeta, um deles é "homem de
Deus".

Moisés, o homem de Deus - Esta era uma designação comum de um profeta (1Sm 2:27; 9:6), e é aqui aplicada a Moisés. Segundo a tradição dos patriarcas de pronunciar uma bênção sobre seus filhos antes da morte (cf. Gn 27; 48:15, 16; Gn 49:1-28), Moisés, o pai espiritual de Israel, dá sua bênção às tribos de Israel em Dt 33.

Embora apenas Timóteo seja chamado de "homem de Deus" no NT (1Tm 6:11), este é um título que deve ser alcançado por todos que desejam fazer a boa obra.

2Tm 3:17 Para que o homem de Deus seja perfeito, [e] perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Sobre Ageu, este profeta é o único profeta diretamente chamado de mensageiro de Jeová. Ele é o menor dos profetas pós-exílicos, mas o Senhor coloca essa honra sobre ele. Apesar de seu estilo inferior, conforme os críticos, o Senhor o possui por este título de distinção.

Notas de apoio para o Tópico 1 subtópico 3

Os falsos profetas conhecem toda a técnica para fazer suas mensagens parecerem bem aos ouvidos dos desatentos. Estes displicentes certamente dizem sobre tais mensagens: boa é essa palavra.

Esta classe de pessoas, os falsos profetas, sempre procuram um endosso usando o nome do Senhor. Esses ministros do mal conhecem a ferida de seus ouvintes e suas palavras malditas na maioria das vezes, buscam suas maiores necessidades. Deus nunca manda mensagem de paz para quem tem pendência com os céus.

Esses homens portanto:

(1) Afirmam ser um profeta de Deus e

(2) Proferem falsidades sob o nome de profecias divinas.

A expressão grega para falso profeta é ψευδοπροφήτης (lê-se: pseudo-profetes). Os falsos profetas não são apenas errados, mas muito perigosos também ("lobos selvagens" At 20:28-30), e não se deve expor suas mentes (Lembre-se: A batalha não é tanto física quanto mental, então o campo de batalha é a nossa mente e a grande arma divina é a Sua Palavra e Espada da Verdade, Ef 6:17, 2Co 6:7, Cl 1:5, 2Tm 2:15, Tg 1:18) à sua falsa mensagem porque eles inevitavelmente a pervertem (At 20:30- onde "perverso" = virar ou distorcer a verdade) para distorcer o pensamento de seus ouvintes e envenenar suas almas.

Kistemaker menciona alguns estratagemas específicos de falsos mestres modernos:

"Céu e inferno são mitos."

"O Deus de amor não permitirá que ninguém seja punido eternamente."

"Satanás é um mito."

"Pecado é doença. Não tem nada a ver com culpa. Livre-se do seu complexo de culpa."

"Um indivíduo não é responsável por seus supostos pecados. A culpa, se houver, é dos pais ou da sociedade".

"Em muitas situações, o que costumava ser considerado pecado não é realmente isso."

Os falsos profetas são encontrados nos círculos dos mais ortodoxos, e eles fingem ter um amor fervoroso pelas almas, mas eles fatalmente iludem multidões sobre o caminho da salvação. O púlpito, a plataforma e os vendedores ambulantes de panfletos rebaixaram desenfreadamente o padrão da santidade divina e adulteraram o Evangelho para torná-lo palatável para a mente carnal.

Os falsos profetas estão sempre perto, sempre no meio do povo.

2Pe 2:1 E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

Os falsos profetas usam linguagem ortodoxa, mostram piedade bíblica e podem ser quase indistinguíveis dos verdadeiros profetas. Visto que os falsos profetas são tão enganosos, como então eles podem ser identificados? A resposta é que está na natureza dos falsos profetas enganar e negar seu verdadeiro caráter. Eles podem até enganar a si mesmos, acreditando serem ovelhas quando, na verdade, são lobos vorazes. Eles frequentemente revelam sua verdadeira natureza como lobos vorazes pelo que não afirmam. Em outras palavras, eles são identificados não tanto pelo que dizem, mas pelo que não dizem. Eles dizem "Senhor, Senhor" e, portanto, não negam abertamente a divindade de Yeshua, Sua expiação substitutiva, a depravação e perdição do homem, a realidade e penalidade do pecado, o destino do inferno para os incrédulos, a necessidade de arrependimento, humildade e submissão a Deus e outras verdades "negativas" e desconfortáveis. Eles simplesmente as ignoram. Cuidado com esses "profetas" é o aviso ressonante de Yeshua!

Notas de apoio para o Tópico 2 Subtópico 2

Note que a audiência mencionada em Ez 13:2 sob o título de "profetas de Israel" são os falsos profetas que estavam em cativeiro. Os falsos profetas há muito floresciam em Judá e claramente também haviam sido transportados para a Babilônia. Em Ezequiel 12:21-28, esses falsos profetas foram mencionados ("Porque não haverá mais nenhuma visão vã, nem adivinhação lisonjeira, no meio da casa de Israel" (v.24)) como a fonte do "provérbio" afirmando que muito tempo havia se passado e a visão dos profetas genuínos de Deus ainda não havia acontecido. Eis conclusão deles: a visão falhou. Mas eles estavam equivocados, assim como o ditado de que a visão era verdadeira, mas nunca ocorreria em sua vida. Ezequiel foi instruído a ordenar aos profetas que ouvissem a palavra do Senhor, não seus próprios corações.

Deus, em Sua soberania, permitiu que falsos profetas seduzissem o povo a testar a verdadeira disposição de seus corações. Eles ouviriam a Deus ou os falsos profetas. Com demasiada frequência na história de Israel, eles ouviram o falso em vez do verdadeiro.

Como vemos nesta seção de Ezequiel, o fim desses profetas seria de acordo com suas obras.

Em contraste, um verdadeiro profeta era aquele que falava somente a vontade de Deus e era guiado pelo Espírito de Deus. E então Pedro nos instrui que "nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." (2Pe 2:20b-21).

J. Vernon McGee comenta Ez 13:2 dizendo:

Qual era o problema? Esses profetas profetizaram "do seu próprio coração". Deus tenha misericórdia do homem que está no púlpito e dá seus próprios pontos de vista e não dá a Palavra de Deus. Esses homens estavam apenas dando o que pensavam: como fazer amigos, influenciar pessoas, pensar positivamente, ser autossuficiente e pensar em si como um indivíduo maravilhoso, não como um pecador. Esta foi a mensagem deles: "Tudo está bem em Jerusalém".

Notas de apoio para o Tópico 2 Subtópico 3

Eis o verso chave deste subtópico:

Ez 13:3 Assim diz o Senhor JEOVÁ: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e coisas que não viram!

Aos profetas insensatos (Pv 15:2, 14; Lm 2:14; Os 9:7; Zc 11:15; Mt 23:16-26; Lc 11:40; 1Tm 6:4; 2Tm 3:9).

"Tolo" (nabal) não significa que eles são estúpidos, mas que são insensíveis a Deus e Seus padrões morais. No original hebraico parece haver um jogo de palavras (nabal para tolo e naviy para profetas) que significa algo como "profetas inúteis". Sua loucura é principalmente uma deficiência moral e não intelectual. Em Provérbios, por exemplo, a sabedoria é apresentada como o "temor do Senhor", e a loucura como desrespeito por Ele e Seus preceitos. A palavra nabal foi usada para descrever pessoas que blasfemavam (Sl 74:18), que eram arrogantes (1Sm 25:25), que eram ateus (Sl 14:1), e que careciam de autodisciplina e humildade. Na frase seguinte, Ezequiel descreveu a causa básica de sua tolice como sua confiança em seus próprios corações e o fracasso em buscar a revelação de Deus.

A força que movia esses profetas era seu próprio espírito e não o Espírito do Senhor. Como John MacArthur afirma na Bíblia de Estudo MacArthur: "Os porta-vozes espúrios profetizam subjetivamente fora de suas mentes enquanto afirmam ter revelação e autoridade do Senhor."

Denis Lane em The Cloud and the Silver Lining, pp. 53-62, caracteriza apropriadamente a mensagem do falso profeta como aquela que "nunca subiu mais alto do que as próprias mentes dos pregadores. Ele enganosamente alegou ser a palavra de Deus. Não teve nenhum efeito prático ou útil. Ofereceu graça barata e uma falsa paz. Simplesmente endossou a última visão de mundo."

Talvez o melhor comentário sobre a mensagem "vazia" desses profetas seja encontrado em Jeremias, onde Deus diz que:

Jr 23:28 O profeta que tem [um] sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra [com] verdade. Que tem a palha (as palavras do falso profeta eram como ração animal) com o trigo (a Palavra de Deus falada pelos profetas de Deus era nutritiva e como o trigo era vital para a vida, neste caso a vida espiritual)? diz o SENHOR.

Jr 23:29 [Porventura] a minha palavra não [é] como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo [que] esmiúça a pedra?

Jr 23:30 Portanto, eis que eu [sou] contra os profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo.

Jr 23:31 Eis que eu [sou] contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua [própria] linguagem, e dizem: Ele disse.

Jr 23:32 Eis que eu [sou] contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR.

Notas de apoio para o Tópico 2 Subtópico 4

Ó Israel, seus profetas têm sido como raposas entre ruínas.

Alguns interpretam a palavra hebraica como "chacais", mas a imagem transmitida é semelhante a carnívoros maliciosos, enganosos e destrutivos que se alimentam em ruínas.

MacDonald comenta que esses "líderes religiosos falsos, como raposas nos desertos, estão sempre procurando presas em meio à destruição, satisfazendo suas próprias necessidades e desejos".

Assim como as raposas consideram as ruínas um "lar" perfeitamente aceitável, também os falsos profetas foram capazes de florescer em uma sociedade em ruínas, vagando entre os escombros das muralhas da cidade em ruínas.

Os falsos profetas "eram como raposas entre as ruínas, porque se alimentam enquanto causam, ignoram e lucram com os destroços humanos que os cercam. Eles eram extorsionários em vez de reformadores". (A Bíblia de estudo de Nelson: Nashville: T. Nelson Publishers)

Paulo descreve apropriadamente o caráter dessas "raposas" escrevendo que:

"os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples." (Rm 16:18).

Embora descreva os falsos apóstolos do NT, a descrição de Paulo certamente se aplica a esses falsos profetas do AT.

2Co 11:13 Porque tais falsos apóstolos [são] obreiros fraudulentos, transfigurando-se (falsos profetas de Deus) em apóstolos de Cristo.

2Co 11:14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

2Co 11:15 Não [é] muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

Notas de apoio para o Tópico 3 Subtópico 1

O profeta é considerado mestre infalível com autoridade para falar em nome de Deus. Falando da ordem dos profetas no sentido de uma corporação, constituíam eles uma classe de homens que Deus chamava, para se dirigirem ao povo, dando-lhes palavras e conferindo-lhes autoridade para falar em seu nome, Dt 18: 18, 19). Cada um dos profetas de Deus, e em particular o próprio Yeshua, exerciam um cargo semelhante ao de Moisés, 18: 18; At 3: 22, 23), no que diz respeito à doutrina, às relações com a lei e à sua obra didática. O profeta Zacarias refere-se claramente a estes atributos dos servos de Deus, quanto ao seu caráter e à sua autoridade. Deus concedia palavras aos seus profetas, enviados pelo seu Espírito, que ensinavam ao povo e que Deus confirmava, Zc 1: 6; 7: 12; Ne 9: 30). Estes fatos referentes aos profetas são abundantemente ilustrados em casos individuais. Os profetas não herdavam o ofício nem eram erigidos por autoridade humana, eram sim escolhidos por Deus, que os chamava e lhes conferia, as qualidades necessárias, Ex 3: 1 até cap. 4: 17; 1 Sm 3: 1-20; Jr 1: 4-10; Ez 1: 1) até cap. 3.

A palavra de Deus vinha a ele de vários modos.

Deus ordenava-lhes que falassem e guardassem silêncio. A sua missão era confirmada por sinais extraordinários, pelo cumprimento de suas palavras e pelo valor de suas doutrinas, e cuja autoridade Deus mantinha, dando execução de suas ameaças sobre os ímpios e desobedientes.

O verdadeiro profeta deve ensinar consoante a lei que nos dá a conhecer a Deus, a sua natureza, o seu caráter, que nos ensina o modo de adorá-lo e que nos fala a respeito da norma de proceder do homem. Não basta, porém, esta semelhança servil com a lei de Deus. Firmados nas doutrinas da lei, os profetas desenvolvem seus princípios, aplicando-os ao procedimento humano em suas relações com Deus. Entre os sábios que a história registra, os profetas de Israel elevam-se sobre todos eles pela sua pureza, pelo seu valor moral, como pela oportunidade de seus ensinos.

A profecia inclui o anúncio prévio de acontecimentos futuros, Is 5: 11-13; 38: 5, 6; 39: 6, 7; Jr 20: 6; 25: 11; 28: 16; Am 1: 5; 7: 9, 17; Mq 4: 10). As predições constituíam parte importante do trabalho profético e entravam na ordem das credenciais que acreditavam os profetas de Deus.

Mais importante ainda é que o profeta tinha de tratar de acontecimentos atuais e passados, e, em simultâneo, cuidar da instrução do povo nos caminhos de Deus, (Is 41:26; 42:9; 46:9).

Os verdadeiros profetas recebiam ensinos do Espírito de Deus, 1 Rs 22:24; 2 Cr 15:1; 24:20; Ne 9:30; Ez 11:5; Jl 2:28; Mq 3:8; Zc 7:12; Mt 22:43; 1 Pe 1:10, 11). Deus operava nestes homens, segundo a psicologia de cada um, por meio de voz audível, ou de mensageiro angélico, Nm 7:89; 1 Cr 3:4; Dn 9:1), mas geralmente por meio de sonhos, de visões e de influências íntimas que eles bem reconheciam como vindas de cima. Não estavam permanentemente sob a influência do Espírito. A palavra do Senhor vinha a eles, que esperavam revelações, Lv 24: 2. 

Pelo seu discernimento natural percebiam o que neles era obra do Espírito Santo. Os pensamentos particulares de Samuel eram bem distintos dos pensamentos de Deus, 1 Sm 16:6, 7). O Profeta Natã achou bom que Davi construísse o templo do Senhor, porém, mais tarde foi dizer-lhe que o Senhor, proibia tal construção, 2 Sm 7:3. Os profetas não possuíam a faculdade de falar em nome de Deus, senão em ocasiões especiais. Desde os tempos de Samuel que o ofício de profeta era regularmente transmissível. Ainda que sejam em pequeno número os profetas conhecidos pelo nome, há muitos outros anônimos, 1 Rs 18:4; 2 Rs 2:7-16). O período dos profetas continuou até à morte de Malaquias. Aproximando-se o advento de Cristo, o espírito profético reaparece, Lc 1:67; 2:26-38.

Notas de apoio para o Tópico 3 Subtópico 2

O Senhor declara, quando o Senhor não os enviou. Esses falsos profetas enganosamente prefaciaram sua falsidade e adivinhação mentirosa com a fórmula profética clássica sugerindo autoridade divina - "O Senhor declara". Note que não é suficiente para um "profeta" ou professor do NT ser sincero. Eles podem ser muito sinceros e ainda estar sinceramente errados. Sinceridade não é sinônimo de legitimidade. Eles podem alegar representar Deus, mas aqui Deus não os "reclamou"!

No entanto, eles esperam o cumprimento de sua palavra. (Ez 13:22; 1Rs 22:6, 27, 37; Pr 14:15; Jr 29:31; 37:19; Mc 13:6, 22, 23; 2Ts 2:11). Esta declaração mostra que esses enganadores foram enganados por seus próprios lábios mentirosos.

Paulo enfatiza este mesmo princípio escrevendo que

homens maus e impostores (originalmente aquele que canta feitiços, como um feiticeiro) irão de mal a pior, enganando (desviando) e sendo enganados (desviando)." (2Tm 3:13).

Em uma técnica de venda antiética chamada método de isca e troca, um varejista atrai clientes para sua loja anunciando um produto conhecido a um preço muito baixo. Quando o comprador pede para comprá-lo, no entanto, ele é informado de que está esgotado. O vendedor então tenta vender a ele uma linha inferior de mercadorias, na esperança de embolsar um lucro maior. O nome da marca foi usado apenas para atrair clientes em potencial.

De maneira semelhante, um falso mestre usa palavras bíblicas para captar o interesse e obter uma audiência (ou como os falsos profetas que afirmam ser o "porta-voz" de Deus). Ele pode falar sobre Cristo, a redenção, a cruz e a ressurreição, mas esses "termos confiáveis" nada mais são do que uma provocação. O "vendedor" os usa para anunciar verdades que, para ele, estão "esgotadas". Quando uma pessoa interessada responde, ela é confrontada por crenças que são completamente contrárias à Palavra de Deus.

Notas de apoio para o Tópico 3 Subtópico 3

Portanto, assim diz o Senhor DEUS: "Eu farei um vento violento irromper na Minha ira.

A ira de Deus destina-se a se apresentar ao Seu povo e é Sua expressão inevitável contra o pecado persistente. Quando o amor de Deus não ganha uma resposta de fé e obediência, a ira de Deus certamente é o resultado . A ira é a retirada de Sua piedade.

Haverá também na Minha ira chuva inundante e granizo para consumi-la em ira. 

 MacArthur, interpretando esta seção figurativamente, percebe que "Estas descrições são todas imagens pertencentes à ilustração da parede, não pretendem transmitir vento real, inundação e granizo. Os babilônios eram os verdadeiros destruidores da falsa espiritualidade hipócrita de Israel."

A Bíblia de estudo de Nelson interpreta Ez 13:14 mais literalmente comentando que "Esses profetas experimentariam a ira de Deus - assim como os muros de Jerusalém que estavam sendo construídos naquela época seriam destruídos. Jerusalém seria conquistada e capturada pelos pecados de seus habitantes. A pregação de uma falsa paz havia levado as pessoas a construir um futuro "certo", mas apenas o oposto era certo. Os falsos profetas haviam enganado o povo com falsas esperanças de conforto e prosperidade (v. 10). Seu engano os colocou não apenas em desacordo com a verdade de Deus, mas também com o próprio Deus. Sua destruição era certa.


Leandro di Paula - 13/10/22

Inscreva-se nos nossos grupos de suporte do nosso canal.

🎺 Escatologia (Grupo Harpazados) ==➤ https://leandrodipaula.webnode.page/regras-e-acesso-grupo-harpazados/ 

⚔🛡️ Apologética (Grupo Defensores do Evangelho) ==➤ https://leandrodipaula.webnode.page/regras-e-inscricao-do-defensores-do-evangelho/

LEANDRO DI PAULA
Todos os direitos reservados 2023
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started