A BÊNÇÃO AARÔNICA EM NÚMEROS 6:24-26 E A ARQUEOLOGIA


A Bênção Sacerdotal - Em Nm 6: 22-27 o Senhor deu a Moisés o encargo de fazer com que os sacerdotes proferissem uma bênção sobre os filhos de Israel. Esta passagem da Escritura é conhecida como a "Bênção Sacerdotal" ou "Bênção Levítica".

O mais antigo manuscrito existente das Escrituras do Antigo Testamento, datado por volta do século VI a.C., atesta a importância da passagem da Bênção Sacerdotal em Nm 6: 22-27. É um pequeno pergaminho de prata encontrado em um antigo amuleto contendo o texto hebraico de Nm 6: 24-26: "O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça com que Seu rosto brilhe sobre você e seja gracioso com você; o Senhor levante o seu rosto sobre você e lhe dê paz. "

Foi descoberto por uma equipe de arqueólogos em 1979, liderada por Gabriel Barkay. Seu grupo estava escavando em uma colina rochosa no vale de Hinnon, à vista da antiga Jerusalém. Quando um grupo de jovens de 12 anos se juntou ao grupo, Barkay enviou um deles à distância para fazer a tarefa sem importância de limpar uma caverna antiga para prepará-lo para fotografias. A criança voltou em pouco tempo e disse ao arqueólogo que seu martelo havia quebrado o chão da caverna. Sob este piso foi descoberto um repositório contendo vasos antigos datados do quinto, sexto e sétimo séculos a.C. Entre eles havia um pequeno cilindro do tamanho de uma ponta de cigarro. Este foi um amuleto projetado para ser usado no braço da testa do judeu devoto. Dentro deste amuleto foi encontrado este pergaminho antigo e minúsculo com o texto bíblico da benção Aarônica do livro de Números. Este texto antecede os Manuscritos do Mar Morto por quatro séculos. É a mais antiga peça existente de literatura bíblica no mundo. Brent Thompson, "respeitado arqueólogo relata a descoberta do texto bíblico mais antigo", em Southwestern News, vol. 65. (primavera de 2007). 

Vemos em Rt 2: 4 que essa bênção tornou-se parte da cultura judaica ao saudar as pessoas. Boaz abençoou seus trabalhadores no campo e seus ceifeiros responderam com uma bênção. Rm 2: 4: "E eis que Boaz veio de Belém e disse aos segadores: O SENHOR seja convosco. Responderam-lhe eles: O Senhor te abençoe."

Nós também vemos isto praticado pelo rei em 2 Sm 15:20 onde Davi diz: "misericórdia e verdade sejam contigo". 2Sm 15:20: "Antes que vieste ontem, eu deveria hoje fazer você subir e descer conosco? Vendo, pois, para onde volto, e tomarei a vossos irmãos; misericórdia e verdade sejam contigo". 

Essa palavra de bênção era parte da cultura hebraica e judaica. Ao nos mudarmos para o Novo Testamento, encontramos a bênção ensinada pelo Senhor Jesus Cristo. Quando Ele enviou os doze apóstolos, Ele os instruiu a deixar que sua paz viesse à casa de seu anfitrião (Mt 10:13). Mateus 10:13 mostra que você pode abençoar uma casa falando a paz de Deus sobre ela. Mateus 10:13: "E, se a casa for digna, que venha sobre ti a vossa paz; mas, se não for digna, volte a tua paz para convosco." 

O apóstolo Paulo abriu cada uma de suas treze epístolas do Novo Testamento com uma bênção da paz e da graça de Deus sobre seus leitores, e Pedro fez o mesmo em suas duas epístolas. À medida que continuamos a buscar essa bênção, ela se encontra em quase todas as epístolas do Novo Testamento, seja na saudação inicial ou nas observações de encerramento como uma bênção. Por exemplo: Rm 1: 7: "A todos os que estão em Roma, amados de Deus, chamados para serem santos, graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo."

LEANDRO DI PAULA
Todos os direitos reservados 2023
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started