Qual tipo de morte o autor da carta aos Hebreus está fazendo referência no cap. 9:27?

Hb 9:27 ==> E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois [disso] o juízo,


Este verso é bastante utilizado por sinceros estudiosos para sugerirem e/ou afirmarem que Enoque será uma das Duas Testemunhas de Apc 11. 

Qual o raciocínio por detrás disso? 

Enoque não morreu e o texto de Hebreus 9:27 diz que aos homens (plural) está ordenado a morrerem uma vez

O mal entendido deste texto está na concepção de que Hb 9:27 estaria falando de morte física, o que não nos parece ser o caso aqui. 

Essa teoria apresenta alguns problemas:

a) Se Hb 9:27 afirma que Enoque precisa morrer fisicamente, Enoque e demais pessoas que morreram e que morrerão, deveriam ser condenados (vindo depois [disso: a morte "física"] o juízo).

b) No momento do arrebatamento, haverá pessoas que serão arrebatadas sem passar pela morte física.

  • 1Co 15:51 ==> Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;

  • 1Ts 4:17 ==> Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
    Sendo assim, se Hb 9:27 fala de morte física, temos aqui uma contradição, porque a construção "aos homens" aplica-se a toda a humanidade. Nesse caso, esses estudiosos precisarão apelar para aquilo que podemos chamar "argumento da exceção". Quando a tese de alguém encontra algum problema, em algumas vezes o mesmo necessita recorrer ao recurso do "argumento da exceção", exceção essa aberta pelo intérprete, não pelas Escrituras.
    Um exemplo de uma exceção usada para "ajuste" é a visão pós tribulacionista da primeira ressurreição de Apc 20:4. Nesta visão, a primeira ressurreição se dará apenas em um único evento após a Grande Tribulação, quando, nesta teoria, os mortos em Cristo ressuscitarão após a angústia de Jacó. 
    Porém, temos a ressurreição das Duas Testemunhas dentro da Grande Tribulação. O curioso é que as Duas Testemunhas sobem ao céu após as suas ressurreições no início da Grande Tribulação (3,5 anos finais), precedendo assim os que dormem (1 Ts 4:15). 
    Aqui, os pós tribulacionistas precisariam criar mais uma exceção: as Duas Testemunhas precederão os que dormem, mas nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
    Vemos aqui uma ressurreição de dois salvos sendo levados ao céu ANTES da primeira ressurreição (na visão pós) dos Mortos em Cristo iniciar.  Neste caso, os pós tribulacionistas precisarão usar o "argumento da exceção", caso contrário, eles necessitarão antecipar o dia da primeira ressurreição, o que seria fatal para essa linha escatológica, ao invés de sustentar que a primeira ressureição acontece por inteira apenas em um único dia. 
    Na visão pós, as Duas Testemunhas não participam da primeira ressurreição, por isso a necessidade dessa teoria deixar os profetas de fora deste importante evento.
    Este problema não existe na visão pré, que entende que a primeira ressurreição é um evento de várias etapas, visto que Yeshua é as primícias DOS QUE DORMEM (1Co 15:20, 23), e esses que dormem, os pós corretamente identificam com os mortos da era da Igreja. Logo, podemos concluir que Yeshua é as primícias da primeira ressurreição. Baseado nessa coerente conexão, a primeira ressurreição teve seu início na ressurreição de Yeshua e terá seu término em Apc 20:4, onde essa construção aparece. 
    Nem precisa citar os casos de Lázaro e demais mortos ressuscitados nas páginas aurifulgentes das Escrituras que morreram duas vezes, revelando assim uma contradição com o texto áureo do nosso tema que afirma que aos homens está ordenado a morrerem UMA VEZ, se essa morte for interpretada como morte física.
    Sendo assim, os proponente da visão da morte física em Hb 9:27, dependerão de abrir exceções para os que morreram duas vezes e para os não morrerão.
    Fechando a questão do "argumento da exceção", em ambos os casos apresentados, dos pós tribulacionistas e dos proponentes da visão da morte física em Hb 9:27, a exceção só é usada para ajuste de suas teses, mas sem qualquer apoio textual e contextual para tal.  
    Vejamos portanto, quantos problemas surgem se nos posicionarmos mal diante das Escrituras.

    Voltemos ao texto base de nosso estudo. Na realidade, Hb 9:27 está falando da morte EM ADÃO. É essa morte que leva à juízo. 
    Vamos a alguns textos que falam da morte em Adão.

  • Rm 5:12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
  • 1Co 15:21 Porque assim como a morte [veio] por um homem, também a ressurreição dos mortos [veio] por um homem.
  • 1Co 15:22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo


Quanto ao nosso texto base afirmar: "morrerem uma vez", como podemos entender esse trecho do verso?

É elucidativo aqui lembrarmos que essa morte é a morte em Adão, e não a morte física que é resultado da morte em Adão. A morte física é uma consequência da morte de Hb 9:27, e não a própria.

Entendido isso, podemos compreender a razão dos homens morrerem apenas uma vez (και καθ οσον αποκειται τοις ανθρωποις απαξ αποθανει), porque não há a possibilidade de alguém ressuscitar em Adão. Senão é possível ressuscitarmos em Adão, é impossível morrermos DUAS vezes em Adão. Só é possível ressuscitarmos em Cristo. 

Em nossa caminhada na vida cristã, passamos pelos mesmos ciclos da vida de Yeshua: nascer - morrer - ser sepultado - ressuscitar - assentar-se.

1) TODO aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. (1 Jo 5:1);

2) Ora, se [já] morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. (Rm 6:8);

3) Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. (Cl 2:12);

4) Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. (Cl 2:12);

5) E [nos] ressuscitou juntamente com ele e [nos] fez assentar nos [lugares] celestiais, em Cristo Jesus; (Ef 2:6);


Vejam a impressionante relação entre Yeshua e nós: Crê que Yeshua é o Cristo - com Cristo - com ele - nele - em Cristo.

Não temos nada disso em Adão, só em Cristo! 

Assim, todos, sim, todos, Enoque, Elias e os vivos do dia do arrebatamento estavam mortos em 
Adão e assim, seguir-se-iam à juízo, conforme o verso em apreço. 

Porém, se continuarmos a leitura até o verso seguinte, saberemos porque o juízo não alcança estes:

Hb 9:28 Assim também Cristo, oferecendo[-se] uma vez para tirar os pecados de muitos (os pecados de Enoque, de Elias, os meus e PRINCIPALMENTE OS SEUS QUE ESTÁ LENDO ESTE ARTIGO), aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.


Este artigo é a resolução da enquete do grupo Defensores do Evangelho.

CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO À LIVE MINISTRADA COM ESTE ARTIGO.


Leandro di Paula, 31 de Julho de 2022.
LEANDRO DI PAULA
Todos os direitos reservados 2023
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started